Trauma Facial

Conheça mais sobre esse procedimento.

A Traumatologia Bucomaxilofacial é uma área de atuação do profissional cirurgião-dentista devidamente habilitado na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que cuida dos traumas que ocorrem na região na face e boca.

Dentre as diversas causas deste tipo de problema, podemos citar: acidentes de trânsito, agressões físicas, quedas, acidentes domésticos, ferimentos por arma de fogo, dentre outras.

O Conselho Regional de Odontologia em coordenação com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial vêm desenvolvendo campanhas de prevenção dos traumas de face. As medidas incluem orientações sobre prevenção de acidentes de trânsito (uso de cinto de segurança e capacete), quedas – em especial em idosos – e acidentes domésticos com crianças. Além disso é importante enfatizar e esclarecer a população sobre o papel central do cirurgião bucomaxilofacial no tratamento destes tipos de lesões.

Dúvidas Frequentes

Veja algumas dúvidas que podem te ajudar.

rimeiramente devemos verificar se o seu filho perdeu o dente decíduo (“dente de leite”) ou o dente permanente. Quando esses dentes são perdidos é muito importante procurar imediatamente um Cirurgião – Dentista para recolocar esse dente. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances que esse dente tenham um bom prognóstico. Importante acondicionar esse dente em algum recipiente umedecido e limpá-lo gentilmente sem raspar ou escovar. Contudo, quando o dente perdido é um dente decíduo ou “dente de leite”, muitas vezes esse dente não é recolocado e o tratamento será baseado no acompanhamento das estruturas adjacentes.

É muito importante tentar achar o dente quando o paciente o perde em decorrência de um trauma (queda ou acidente). Muitas vezes quando esses pacientes sofrem traumatismo o(s) dente(s) podem ser engolidos ou aspirados (nessa última situação é uma condição bastante preocupante); podem ser incluídos nos tecidos adjacentes, ou deslocados para dentro do osso. Para isso necessitamos de um adequado exame clínico e de radiografias e imagens para determinar se o dente foi realmente perdido ou apresenta-se dentro dos tecidos.

A melhor conduta em qualquer um dos casos é procurar urgentemente um Cirurgião-Dentista da sua confiança, de preferência um Cirurgia Buco-Maxilo-Facial ou algum hospital que tenha essa especialidade de plantão.

Você pode ter sido vitima de uma fratura em alguns dos ossos maxilares. Nessa situação e necessária a consulta o mais breve possível com um Cirurgião Bucomaxilofacial para que possa estabelecer o adequado tratamento para você.

A Maxilart conta com profissionais de elevado nível nas mais diversas áreas, todos conectados entre si e planejando juntos para que nossos pacientes recebam o melhor tratamento disponível no mercado. Agende uma avaliação, e tenha suas dúvidas respondidas.

AGENDE AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO CONOSCO