São Paulo:
11 3078-8264
11 3078-6840
11 99972-8264
Santos:
13 3233-4366
13 99756-4366

Os implantes dentários são peças fabricadas em titânio que tem por objetivo a reposição dos dentes em casos específicos favorecendo a estética, mastigação e a fala do paciente.

Essas estruturas metálicas substituem a raiz dos dentes perdidos através de sua inserção cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez instalados, permitem ao dentista posicionar dentes substitutos sobre elas (coroa dos dentes).

Os implantes são integrados aos ossos e, por essa razão, conferem um suporte estável para as próteses (coroas), o que permite grande segurança e outros benefícios durante a alimentação ou a fala.

 

saiba mais

Por meio de uma pequena cirurgia sob anestesia local essa peça metálica é implantada. Após a colocação dessa estrutura o paciente aguarda um período entre 3 a 6 meses. Esse tempo serve para que o tecido ósseo se conecte ao redor do implante de tal forma que ambos se tornem uma estrutura única. Esse processo se chama ostetointegração, que se caracteriza pelo sucesso e estabilidade do implante para suportar as cargas mastigatórias durante a alimentação.
Após a união do tecido ósseo ao implante é instalada a prótese, ou seja, o dente artificial. Para que essa prótese seja instalada sobre o implante é necessário o uso de conectores que se encaixarão no interior do implante para que todas essas estruturas permaneçam estáveis e suportem a mastigação funcional do paciente.

Um dos critérios para que os implantes sejam instalados é a presença de osso em espessura e altura suficientemente adequados. Nos casos onde essa quantidade é insuficiente, enxertos ósseos são necessários para viabilizar a instalação desses implantes. Dependendo da atrofia desse osso, os enxertos podem ser utilizados durante a instalação do implante ou, em casos mais severos, necessitar de um procedimento de enxerto ósseo prévio a colocação dos implantes osteointegráveis.

Uma das grandes vantagens dos implantes dentários é a preservação dos dentes adjacentes ao espaço que ele será instalado. No passado, para substituir espaços onde haviam faltas de dentes era necessário desgastar os dentes adjacentes a esse espaço para que posteriormente uma prótese fixa pudesse ser instalada. Além dessas vantagens, outras também se apresentam como superioridade para a colocação doa implantes dentários frente as próteses fixas convencionais.

IMPLANTE DENTÁRIO PRÓTESE DENTÁRIA FIXA
Desgaste dos dentes adjacentes VANTAGEM
Não há a necessidade de desgastes dentários em nenhuma situação.
DESVANTAGEM
Há a necessidade de desgastes dentários que em alguns casos também precisara de endodontia (canal desses dentes).
Higiene VANTAGEM
A higiene pode ser feita como na presença de um dente natural. O uso do fio dental e escova dental é a mesma que nos dentes naturais.
DESVANTAGEM
A higiene pode ser bem realizada mas precisara da utilização de passadores de fio dental e o acumulo de placa bacteriana e alimentos pode ser maior.
Durabilidade / Longevidade VANTAGEM
Não existem na literatura um tempo determinado de durabilidade para os implantes. Desde que os pacientes higienizem adequadamente os implantes e realizem os retornos para manutenção a durabilidade pode ser bem longa.
DESVANTAGEM
Apesar de também não ter um tempo determinado para sua permanência, a manutenção dessa prótese se torna mais critica pela maior dificuldade de higienização e pelo fato de que se algum dos dentes da prótese fixa der problema toda a peça deverá ser substituída.
Rapidez noTratamento VANTAGEM
O tratamento todo pode ser concluído rapidamente em semanas, porem as custas do sacrifício de alguns dentes adjacentes através de desgastes e tratamento de canal.
DESVANTAGEM
Para que a prótese definitiva (coroa) seja instalada é necessário aguardar o período de integração de pelo menos 2 meses, mas que nos casos onde há a necessidade de enxertos ósseos pode demorar 6 meses.

Abaixo disponibilizamos as seguintes informações sobre IMPLANTES DENTÁRIOS

É possível eu tirar um dente e no mesmo momento colocar um implante dentário?

Sim. Na verdade, é possível duas situações distintas: a remoção do dente e imediata colocação do implante e a remoção do dente e imediata colocação do implante com uma prótese provisória. Sempre que possível fazemos a opção de colocar uma prótese provisória juntamente com a instalação do implante para que o trauma psicológico dessa perda, a estética dental e o tempo de tratamento sejam otimizados.

É muito dolorida a cirurgia de colocação dos implantes? Precisarei me ausentar das minhas atividades profissionais e pessoais?

Não. Normalmente é uma cirurgia de pequena monta e que causa mínimo desconforto pós-operatório. Nos casos convencionais orientamos nossos pacientes para se ausentarem de suas atividades profissionais e/ou pessoais somente no dia da cirurgia podendo retornar a essas atividades no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.

É possível colocar os implantes dentários sem cortar a minha gengiva?

Sim. Para garantir esse resultado, é necessário realizar uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Com o resultado em mãos, o profissional poderá fazer uma guia cirúrgica com a imagem obtida em um programa de computador, por meio de um software específico.

O cirurgião-dentista planejará o implante dentário de forma virtual, podendo escolher a posição e a inclinação ideal, além dos locais que serão perfurados. Tudo isso será feito sem precisar acessar a gengiva do paciente.

É confeccionada a guia cirúrgica que direcionará o local exato para instalar o implante. Com a guia cirúrgica posicionada na boca do paciente, o cirurgião terá orifícios apontando onde precisará ser feita a fresagem, ou seja, a única parte que precisará ser removida da gengiva é o ponto onde o implante será instalado. Em casos selecionados é possível inclusive confeccionar o provisório para instalação imediata, sendo todos idealizados de forma virtual.

Sem a necessidade de cortes na gengiva e, consequentemente, sangramento e suturas, o tempo da cirurgia é bastante reduzido, bem como o pós-operatório — muito mais confortável e seguro para os pacientes, com menos inchaço, menos dor e com uma cicatrização muito mais rápida.

A quantidade de anestesia necessária é menor e, como o procedimento cirúrgico é menos invasivo, a probabilidade de erros é reduzida, já que o implante dentário é detalhadamente planejado previamente.

Na MAXILART temos Profissionais especializados em Implantes e todo Equipamento para planejamento virtual da cirurgia. Marque uma avaliação conosco.

Agende agora mesmo a avaliação conosco